O polvo é uma iguaria que vai muito bem em quase qualquer prato, embora na hora de prepará-lo em casa, surgem quase sempre alguns problemas porque não sabemos quanto tempo demora a cozinhar, como deixá-lo tenro e, claro , a maneira correta de fazê-lo, assim que ensinaremos tudo isso e muito mais para que você saiba cozinhar seu polvo corretamente no menor tempo possível.

como cozinhar polvo

Como cozinhar o polvo para que fique macio

Para ficar totalmente satisfeito com o resultado, uma das principais características que nosso polvo deve ter é a maciez, para consegui-lo existem dois métodos, o primeiro e mais antigo é bater (isso quase não é mais usado) e se baseia em usar nosso punhos para quebrar as fibras que tensionam o corpo do polvo, desta forma, batendo-o por alguns minutos, obterá a ternura que procuramos.

O segundo método é mais prático e simples, consiste em congelar o nosso polvo por um período de 2 a 3 dias, após esse tempo basta descongelar para cozinhá-lo. É importante saber que antes desse processo devemos limpar bem as ventosas e retirar as tripas para que não haja contratempos no processo de preparo.

Cozinhe o polvo em uma panela

A maneira mais comum de cozinhar o polvo é encher nossa panela tradicional com água suficiente para cobri-lo, levá-lo a ferver e quando começar a ferver assustamos o polvo, um processo que consiste em mergulhá-lo em água fervente várias vezes para evitar esfola-se, depois quando a água voltar a ferver adicionamos definitivamente e se quisermos podemos adicionar um pouco de folha de louro (o sal é polvilhado antes de servir).

Tempo de cozimento do polvo

O tempo de cozimento do polvo para uma panela normal costuma ser entre 17 e 18 minutos para cada quilo de polvo e além de depender do peso, o tempo também depende de outras variáveis ​​como o estado em que o polvo estava antes de cozinhá-lo , a panela e o método utilizado para cozinhar, é por isso que mostraremos cada uma dessas variáveis ​​para que você esteja ciente de tudo o que pode levá-lo a cozinhar.

Como cozinhar polvo congelado

Existem duas maneiras de cozinhar um polvo congelado, a primeira é sem descongelar e a segunda é descongelando, para a primeira só temos que ter uma panela expressa, colocamos o polvo sem descongelar e montamos na cozinha com a tampa, também podemos adicionar pimentas e louro para dar um sabor melhor, mas isso é opcional.

Tempo de cozimento do polvo congelado

O tempo de cozimento para este estilo é de 10 minutos , depois que a panela nos dá o sinal de que começou a ferver com aquele som característico que emite, tudo o que resta é adicionar sal quando terminar e aproveitar o sabor requintado do polvo.

Cozinhe o polvo descongelado

Congelar o polvo é o método ideal para obter a ternura que queremos, essa ternura que nos permitirá desfrutar plenamente de tudo o que esta iguaria nos oferece, começamos por dizer que o principal ao realizar este método é colocá-lo para descongelar na geladeira por um dia inteiro.

Quando o descongelamos procedemos a montar uma panela para ferver em fogo alto para que ferva rapidamente, quando a água já estiver fervendo realizamos o processo de assustar o polvo, e quando terminamos deixamos descansar na panela com coloque a tampa e espere cerca de 17 minutos até que esteja pronto, que é o tempo que leva para cozinhar em uma panela normal para cada quilo de polvo.

Cozinhe o polvo em uma panela de pressão ou panela de pressão

Usar a panela de pressão para cozinhar o polvo é uma ideia muito boa se você quiser economizar tempo na cozinha, é um método rápido e simples, a primeira coisa que faremos é encher nossa panela de pressão com água, colocar nosso polvo limpo dentro e monte a panela para cozinhar

Tempo de cozimento do polvo na panela de pressão

O tempo de cozedura do polvo dependerá estritamente do seu peso, por exemplo na nossa panela expresso demora 7 a 8 minutos por cada quilo de polvo, pois a panela começa a expelir o vapor, o que representa menos de metade da duração em uma panela normal, então você não terá que esperar muito para prová-lo.

Cozinhe o polvo sem água

A cozedura do polvo é tão versátil que também podemos fazê-lo sem água, desta forma o polvo cozinhará nos seus próprios sucos para que o seu sabor seja mais intenso, para isso precisaremos de uma panela com fundo grosso (como a panela rápida perfeita ou a expresso ), que aqueceremos em fogo alto e quando estiver aquecido adicionaremos o polvo, abaixaremos o fogo e cobriremos nossa panela.

cozinhar polvo

Aqui o tempo de cozedura será de 17 a 18 minutos para cada quilo de polvo, no final do processo tudo o que resta é servi-lo com o respetivo sal e desfrutar do resultado.

Cozinhe o polvo pequeno

Para dizer a verdade, não é necessário obter um polvo tão grande para desfrutar de seu sabor, com um de apenas 1 kg ou 1,5 kg é mais que suficiente, a primeira coisa que faremos é encher nossa panela normal com água e deixar ferver em fogo alto e Quando ferver, assustamos o polvo tirando-o e inserindo-o 3 ou 4 vezes seguidas e no final deste processo introduzimos uma vez e adicionamos folha de louro.

Tempo de cozimento do polvo bebê

O bom de preparar um polvo deste tamanho é que não demorará muito para ficar pronto, mesmo se usarmos uma panela tradicional, o tempo será de aproximadamente 20 a 25 minutos , isso se o peso do polvo estiver entre um quilo e um quilo e médio.

Cozinhe o polvo em thermomix

O thermomix é uma ferramenta muito útil capaz de agilizar muitas de nossas tarefas culinárias e de forma bastante eficiente, nele podemos preparar tudo, até nosso polvo. Para começar, devemos adicionar um pouco de água (1 litro), uma folha de louro e o nosso polvo (1 kg) ao copo e depois misturar bem. 

Configuramos a velocidade da varoma/colher/viramos para a esquerda e cozinhamos durante 45 minutos até o nosso polvo obter a textura que procuramos, o que resta é esperar para servir com sal e gosto.

Cozinhe o polvo em uma panela GM

Preparar o polvo com a panela GM é tão fácil que até nos surpreende, basta encher o balde com água suficiente para o nosso polvo e colocá-lo para aquecer no menu “turbo”, quando quente assustamos o nosso polvo submergindo-o várias vezes e quando terminar deixe dentro, cobrindo a panela para que o vapor não escape. 

Depois, com a válvula fechada, ajustamos a temperatura para cerca de 140° no menu turbo e definimos por 10 a 12 minutos , dependendo do tamanho do nosso polvo, e deixamos cozinhar.

Como cozinhar um polvo de 2 quilos

Cozinhar um polvo médio de 2 quilos não é difícil, na verdade é tão fácil quanto cozinhar um polvo pequeno, podemos fazê-lo em uma panela GM, tradicional ou expresso. Na forma tradicional adicionamos água à panela e colocamos para ferver, depois assustamos o polvo colocando-o e tirando-o da água fervente cerca de 4 vezes seguidas, quando terminamos colocamos na panela com uma folha de louro e cubra bem. 

2 quilos de tempo de cozimento do polvo

Se usarmos uma panela normal, o cozimento levará aproximadamente 34 minutos , se for uma panela GM, cerca de 24 minutos e para a panela expresso, apenas cerca de 20 minutos , tudo depende da panela que você tem em mãos.

Como cozinhar um polvo de 3 quilos

Uma boa ideia é comprar um polvo grande para que todos em casa possam saborear esta iguaria, embora o tamanho não afete em nada o estilo de preparação, pois depois de ter nosso polvo fresco ou congelado, dependendo do nosso gosto, enchemos nossa pressão panela com bastante água e colocamos o polvo dentro com uma ou duas folhas de louro (sem assustá-lo), cobrimos e montamos na cozinha.

Quando se trata de um polvo de 3 quilos, é preciso ter muito cuidado para não esquecer que o peso tem muito a ver com esse cozimento, pois estamos usando uma panela expressa, o cozimento levará cerca de 22 minutos após a panela dizer nós a ebulição. 

Se usarmos uma panela tradicional, o tempo estimado é de cerca de 40 minutos em fogo médio e com uma panela magefesa (pote super rápido) estará pronto muito antes de sabermos.

Cozinhe um quilo e meio de polvo

Um polvo de um quilo e meio é uma quantidade bastante aceitável de polvo para o nosso deleite, podemos deixar seu cozimento nas mãos de qualquer panela, primeiro devemos ferver uma panela com água e uma folha de louro, ao ferver assustamos o polvo já limpo para não descascar e quando terminamos de assustá-lo deixamos na panela com a tampa fechada para cozinhar.

1,5 kg de tempo de cozimento do polvo

O tempo de cozimento para o polvo de 1,5 kg é de cerca de 25 minutos para panela normal e 11 minutos na panela expressa, também poderíamos usar outros modelos mais eficientes como a panela rápida perfeita para agilizar bastante o processo.

1 kg de tempo de cozimento do polvo

Para o nosso polvo de 1kg, o tempo de cozedura é de aproximadamente 17 minutos se usarmos uma panela tradicional, embora se o cozinharmos na nossa panela expresso demore apenas cerca de 7 minutos.



Agora que você já sabe como preparar o seu polvo de forma caseira e rápida, não tem desculpas para não adicioná-lo à sua dieta, com certeza não vai se arrepender de escolher um dos melhores frutos do mar com os inúmeros benefícios que ele oferece além de aquele sabor tão exótico que certamente cativará seu paladar.

Summary
recipe image
Recipe Name
Como Cozinhar Polvo + Tempo do Presao
Author Name
Published On
Preparation Time
Cook Time
Total Time
Average Rating
51star1star1star1star1star Based on 2 Review(s)

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.