Todos nós gostamos de alguns mexilhões requintados, pois representam muito bem o melhor que o mar nos oferece no campo culinário, certamente para experimentá-los você sempre teve que visitar um restaurante, mas isso pode mudar se você aprender a cozinhar mexilhões em casa, assim Levando isso em conta, queremos que você leia este artigo para aprender como fazer isso sem tantas complicações e com os melhores truques.

como cozinhar mexilhões

Tempo de cozimento dos mexilhões

É vital saber quanto tempo você deve cozinhar os mexilhões, bem como entender que isso depende do seu estado e do método que você usa para cozinhá-los, portanto, nosso objetivo é que você aprenda a cozinhar mexilhões de diferentes maneiras que apresentaremos abaixo, todos com sua respectiva duração para que você não corra o risco de eles passarem ou ficarem crus.

Como cozinhar mexilhões frescos

Se você os comprou frescos, deixe-nos dizer-lhe que você tomou uma ótima decisão, pois nada é melhor do que o frescor na hora de cozinhar mariscos, prepará-los é super fácil, para isso você deve primeiro limpá-los, pois os mexilhões sempre vêm com alguns restos presos à sua concha. Certifique-se de remover bem os restos com uma faca e bastante água, além de descartar qualquer coisa que encontrar danificada no processo.

Quando estiverem brilhantes, ferva uma panela com água suficiente para cobrir os mexilhões e quando começar a aquecer, adicione meio copo de vinho branco, os mexilhões e alguns temperos a seu gosto, que formarão um caldo que lhes dará melhor sabor, além disso você pode servi-los com ele. 

O tempo de cozedura dos mexilhões frescos numa panela normal é de aproximadamente 4 minutos , 2 minutos antes de abrirem e mais 2 minutos depois de abrirem. Quando terminar, seria necessário apenas usar uma peneira para escorrê-los e servir com o caldo.

mexilhões a vapor

Primeiro você deve começar escolhendo bem os mexilhões, descartando aqueles que estão abertos ou rachados, e depois deve limpar os que estão em bom estado, retirando a barba e os restos que estão presos a eles com a ajuda de uma faca, depois aqueça em uma panela grande um caldo de especiarias e vinho branco com apenas cerca de 4 dedos de água.

cozinhar mexilhoes ao natural

Quando o caldo estiver bem quente, coloque os mexilhões por cima com a ajuda de um coador ou coador para que não toquem na água, já que a ideia é cozinhá-los no vapor. O tempo de cozedura destes mexilhões será de 6 a 8 minutos até abrirem, embora tenha de ter muito cuidado caso abram antes, quando terminarem de cozinhar, descarte os mexilhões que não abriram e sirva os outros com o caldo.

Cozinhe mexilhões para paella

Se falamos de gastronomia espanhola, a paella não pode faltar, pois é um prato muito representativo de sua cultura, além de ser super delicioso, e uma boa opção para comer com a família em um fim de semana, você pode preparar este com os seus mexilhões e garantimos-lhe que não se vai arrepender de o fazer.

Neste caso, a preparação dos mexilhões é muito simples, na verdade, você só precisa cozinhá-los picados al dente com uma quantidade muito pequena de sal em uma panela grande por cerca de 4 minutos , quando terminar, refogue-os em uma panela de paella com azeite, pimentão, algumas cabeças de alho e outros frutos do mar se quiser aproveitar melhor o tempo. 

Depois de salteá-los, você só os deixa cozinhar por mais alguns minutos antes de adicionar o arroz e os outros ingredientes da paella.

Como cozinhar mexilhões congelados

Cozinhar mexilhões congelados também não é nada demais, na verdade, é muito fácil prepará-los neste estado, pois o método é muito semelhante ao usado para mexilhões frescos. Basta colocar água em uma panela com alguns temperos, montar essa panela para ferver em fogo alto e ao fazer isso você despeja os mexilhões nela sem descongelar.

O tempo de cozedura dos mexilhões congelados é de 4 a 5 minutos a partir do momento em que a água começa a ferver novamente, quando isso acontece abaixa a potência do fogo e é só esperar.

Cozinhe os mexilhões em thermomix

Se preparar os mexilhões em uma panela normal é bastante simples, imagine como é fácil com a ajuda do thermomix, para isso você deve primeiro limpá-los corretamente e depois colocá-los no recipiente da varoma, enquanto isso despeje os ingredientes para o caldo o copo, como água, louro e especiarias.

Depois de colocar o recipiente da varoma na posição, programe 12 minutos à temperatura varoma e velocidade 2, deixe cozinhar com a tampa bem fechada e após esse tempo só resta retirá-los com cuidado, deixar repousar antes de servir.

Cozinhe os mexilhões em uma panela de gm

No tacho gm, cozinhar os mexilhões é ainda mais fácil, como com qualquer outra ferramenta para cozinhá-los, a primeira coisa que deve fazer é limpá-los bem, retirando a barba e os restos que grudam na casca com uma faca. Quando tiver os mariscos prontos, despeje-os no balde, mas desta vez sem adicionar água nem nada e com a tampa pela metade.

Programe cerca de 3 minutos no menu “vapor” com pressão mínima e temperatura padrão e deixe cozinhar no próprio suco até abrir. Quando terminar, coloque-os para descansar e sirva-os para apreciá-los imediatamente.

Cozinhe os mexilhões em uma panela de pressão

Usar a panela de pressão para cozinhar seus mexilhões não é a melhor ideia, pois é muito rápido e há um alto risco de eles cozinharem demais, então você deve ser bastante rápido ao fazê-lo. Você enche sua panela de pressão com um pouco de água e os ingredientes para o caldo, você pode usar pimenta-do-reino se quiser, mas não muito para não entorpecer o sabor natural dos mexilhões.

Monte a panela para ferver em fogo alto com os mexilhões já limpos por dentro e feche bem a tampa, então quando a panela atingir o sinal de fervura você deve esperar cerca de 2 minutos em fogo médio para que eles abram corretamente, você só precisa esperar deixe terminar de cozinhar e ao fazer isso, deixe a pressão estabilizar novamente para destampar a panela, escorra e sirva.

Então que dizes? Por que ter que depender de um restaurante quando você pode preparar seus mexilhões sozinho, certo? Agora você está pronto para incorporar este delicioso prato de frutos do mar em suas refeições regulares em casa. Esperamos que você aproveite.

Summary
recipe image
Recipe Name
Como Cozinhar Mexilhões
Author Name
Published On
Preparation Time
Cook Time
Total Time
Average Rating
51star1star1star1star1star Based on 1 Review(s)

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.