Cozinhar grão de bico é mais fácil do que você imagina, você só precisa de algumas horas de molho e alguns minutos para cozinhar, aqui explicamos como fazê-lo passo a passo:

  1. Passo 1: Deixe o grão de bico de molho por 8 a 12 horas com bastante água.
  2. Passo 2: Escorra e lave com água fria, tomando muito cuidado para não quebrá-los.
  3. Passo 3: Coloque o grão de bico em uma panela, adicione água até que estejam completamente cobertos e ligue o fogão.
  4. Passo 4: Adicione algumas folhas de louro para ajudar a evitar a flatulência e tampe a panela.
  5. Passo 5: Após 5 minutos você verá que vai ficar muita espuma no pote, abra um pouco a tampa para que a espuma não escorra.
  6. Passo 6: De vez em quando retire a espuma que se forma e retire o grão de bico.
  7. Passo 7: Deixe o grão de bico cozinhar por 45 minutos para completar o cozimento.
  8. Passo 8: Retire os grãos de bico cozidos, coloque-os em negrito, adicione um pouco de sal a gosto e estão prontos para acompanhá-los em um refogado!

O grão de bico é uma excelente fonte de proteína à base de plantas , além de ser muito barato em comparação com a proteína animal ou mesmo outras leguminosas.

cozinhar grao de bico

Cozinhar grão de bico é muito simples; Eles podem ser cozidos de acordo com o gosto de cada pessoa e também podem ser combinados com arroz, massas, tortilhas de milho, tamales, ou ainda cozidos e marinados para saladas. Continue lendo e aprenda a cozinhar deliciosos grãos de bico.

Como cozinhar grão de bico para que fiquem macios

Em muitas ocasiões, as pessoas se abstêm de cozinhar o grão de bico porque sentem que ele pode ser duro ou mesmo muito aguado, mas se você quiser aprender a cozinhar o grão de bico para que ele fique macio, a primeira coisa que você deve fazer é aplicar a técnica de imersão . 

Uma das formas mais utilizadas para deixar o grão de bico e outras leguminosas bem tenras é deixá-los de molho durante a noite com água (água fria ou água fervente) e bicarbonato de sódio (2,5 g por litro de água). 

Tempo de cozimento do grão de bico

Quanto tempo o grão de bico leva para cozinhar? Dependendo da técnica que você usa e da panela, se é expresso, normal ou outra panela especial, o tempo de cozimento do grão de bico pode ser de 45 minutos a uma hora e meia .

Quer acompanhar o grão-de-bico com batatas suculentas? Não diga mais nada, neste artigo explicamos como cozinhar batatas como Deus planejou.

Aliás, se quiser combinar o grão-de-bico com outro alimento, uma boa opção é escolher mariscos ou alimentos marinhos como o polvo. Aqui explicamos como cozinhar polvo nos diferentes tipos de panelas para que você possa apreciá-los com o seu grão de bico.

Como cozinhar grão de bico em uma panela normal

Para cozinhar o grão de bico em uma panela comum, a água deve cobri-lo completamente. É importante deixar a tampa de lado, para que o mesmo vapor expelido ajude a cozinhar mais rapidamente. 

Você não deve adicionar sal até que estejam completamente lisos e grossos. Como recomendação especial, você pode adicionar o sal quando estiver fritando os molhos para adicioná-los quando o grão de bico estiver completamente macio e espesso. 

Tempo de cozimento do grão de bico em uma panela normal

Em uma panela comum, o grão de bico estará totalmente cozido em 60-90 minutos.

Cozinhe o grão de bico em uma panela expressa ou rápida

Cozinhar em uma panela normal pode levar até 2 horas, mas tudo isso pode ser resolvido cozinhando o grão de bico em uma panela de pressão ou panela de pressão, onde o grão de bico estará pronto na metade do tempo esperado. 

A primeira coisa que você deve fazer é deixá-los de molho cerca de 2 antes, com água fria ou fervente. Coloque água suficiente na panela de pressão e acrescente o grão de bico, a água deve cobri-los até 3 cm acima da panela de pressão, sem atingir a área da tampa. Cozinhe por cerca de 25 minutos a partir do momento em que a válvula da panela de pressão começar a chiar. 

Tempo de cozimento em pote expresso ou rápido

Em um total de 50 minutos , o grão de bico estará macio e cozido; Se você usar o pote expresso da marca Magefesa, seu grão de bico estará pronto em apenas 35 minutos. Isso vai variar dependendo da qualidade do grão de bico e da panela de pressão.

como cozinhar grao de bico na panela de pressao

Cozinhe o grão de bico em Thermomix

Para cozinhar o grão de bico no Thermomix , é aconselhável deixar o grão de bico de molho durante a noite. Lave o grão de bico e encha o copo Thermomix até a capacidade de 1.400 gr e coloque por 12 minutos a 100 °C, Velocidade 1. Insira a cesta no copo e adicione o grão de bico, adicione sal a gosto e coloque por 30 minutos a 100 °C, Velocidade 2. 

Você deve tomar cuidado e estar atento quando o grão de bico estiver seco para adicionar mais água. Se após 30 minutos o grão de bico ainda estiver duro, repita o processo.

Cozinhe o grão de bico sem deixar de molho

Se você esqueceu de colocar o grão de bico na água na noite anterior, não se preocupe! Existem várias técnicas para cozinhar grão de bico sem deixar de molho.

Coloque a água em uma panela e deixe ferver, quando a água estiver perto do ponto de ebulição, adicione 2,5 gramas de bicarbonato de sódio por litro de água e, em seguida, adicione o grão de bico. 

Você pode usar o micro-ondas para amolecer o grão de bico. Coloque o grão de bico em um recipiente de plástico na proporção de 1/3 PV e adicione água fria ou fervente.

Quanto tempo o grão de bico ferve sem ficar de molho? Pode demorar um pouco mais que o normal, isso vai depender da panela e da qualidade do grão de bico. 

Cozinhe o grão de bico em uma panela de gm

Como sempre, a melhor maneira de cozinhar o grão de bico em uma panela de grama é aplicando a técnica de imersão na noite anterior. Introduza o grão-de-bico, cubra-o com água, adicione sal e outros ingredientes. A panela de pressão gm deve ser programada na função turbo, em pressão muito alta por 20 minutos (temperatura pré-determinada). 

Tempo de cozimento no pote gm

Se o grão-de-bico foi previamente demolhado, em 30 minutos o grão-de-bico estará pronto a servir. Pelo contrário, se não estiverem de molho, o grão-de-bico estará pronto no dobro do tempo. 

Tempo de cozimento do grão de bico enlatado

Pique bem os molhos e os legumes. Acrescenta-se um fio de azeite no tacho à sua escolha e depois coloca-se o molho a fritar, juntamente com o chouriço ibérico. Deixe fritar por 20 minutos, adicione água, sal e, por fim, o grão de bico. Deixe tudo cozinhar junto por 10 minutos. 

O tempo de cozimento do grão de bico enlatado é de aproximadamente  30 a 45 minutos .

Summary
recipe image
Recipe Name
Como Cozinhar Grão de Bico + Tempo de Cozimento
Author Name
Published On
Preparation Time
Cook Time
Total Time
Average Rating
51star1star1star1star1star Based on 1 Review(s)

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.