A couve-flor é um dos alimentos que mais traz benefícios à nossa saúde , e uma excelente companhia para outros pratos preparados em casa.

como cozinhar couve flor

Então, incorpore este delicioso vegetal em suas receitas e descubra como cozinhá-lo, quanto tempo leva para cozinhar ou tempo de cozimento da couve-flor e outros truques de culinária que lhe interessam. Deste último, podemos dizer-lhe que, para comer uma couve-flor sem gases subsequentes, deve picá-la muito bem.

Tempo de cozimento da couve flor

Cozinhar couve-flor é muito rápido e não requer muito trabalho. É preferível deixar a couve-flor al dente, para manter todas as suas propriedades.

Assim, a couve-flor não deve cozinhar por mais de 10 minutos , ficando pronta para consumo após aproximadamente 5 minutos.

Tudo vai depender se você usar um pote rápido, pote expresso, thermomix, microondas, pote gm ou pote normal. Em todos os casos, evite que fique muito mole, exceto se o que você quiser fazer for creme de couve-flor.  

Cozinhe a couve flor sem odor

O cheiro de couve-flor é característico do enxofre desses vegetais; no entanto, você pode neutralizá-los adicionando leite, vinagre ou limão ao cozimento, para que não cheire a esses gases e permeie sua casa.

É importante que você saiba que o leite não alterará o sabor da couve-flor; enquanto vinagre ou limão, se você usar muito, pode dar um pouco de seu sabor ácido ao cozimento final.

Comece lavando a couve-flor e separando as pequenas árvores que a compõem. Ao mesmo tempo, coloque no queimador, ou fogão, para aquecer um pouco de água em uma panela, depois de ferver, adicione alguns dos neutralizantes descritos, sal e couve-flor para cozinhar por 5 minutos. Por fim, escorra e coma sem cheiro.

Como cozinhar couve flor em um fogão lento

Se você quiser cozinhar couve-flor em um fogão lento, é mais fácil do que imagina. Comece lavando a couve-flor, pode ser inteira ou picada; despeje na panela de pressão e adicione água sem cobri-los.

Além disso, adicione sal, pimenta ou outros temperos de sua preferência. Prossiga para fechar a panela de pressão, coloque no número 2 e leve ao fogo máximo até que os vapores comecem a sair. Em seguida, abaixe o fogo para potência média e termine de cozinhar a couve-flor.

Lembre-se de deixar sair o vapor da panela de pressão antes de tentar abri-la e experimente a couve-flor para certificar-se de que está no ponto ideal de cozimento. 

Tempo de cozimento de couve flor em pote expresso ou rápido

Sua panela expressa ou rápida deve cozinhar a couve-flor em 5 minutos.

Tempo de cozimento da couve flor no thermomix

Para cozinhar a couve-flor em termomix, é necessário que ela seja picada e coloque os pedaços entre a bandeja da Varoma e a própria Varoma; nestes casos, é preferível colocar as peças maiores na parte inferior.

Em seguida, adicione um litro de água e feche a tampa para colocar a Varoma na sua posição e programe 40 minutos, velocidade 1. Por fim, abra a sua termomix e reserve a couve-flor noutro recipiente.

como cozinhar couve flor no microondas

Couve flor a vapor

Para cozinhar a couve-flor no vapor, você pode usar uma panela normal, um termomix ou o micro-ondas . De qualquer forma, eles ficarão bem cozidos e deliciosos.

Tempo de cozimento da couve flor no vapor

Em uma panela normal, a couve-flor cozida no vapor vai cozinhar por 5 minutos , para que fique al dente e retenha todos os seus nutrientes.

No caso do thermomix, 40 minutos serão suficientes e, no caso do micro-ondas, 4 minutos em potência alta serão suficientes.

Cozinhe a couve flor em uma panela de gm

Se você tiver um pote de gm, um pequeno robô programável o acompanha para cozinhar couve-flor com facilidade e rapidez. Basta lavar a couve-flor, cortá-la ou deixá-la inteira, colocá-la no vaporizador, despejar água, sal e pimenta. 

Em seguida, feche a tampa e ajuste a válvula, selecione o menu de vapor, o tempo de 3 minutos , a 130 ºC e alta pressão. Por fim, a panela se despressuriza, destampa e sirva sua deliciosa couve-flor em um prato.

Cozinhe a couve flor no micro-ondas

No microondas você pode cozinhar couve flor congelada ou em temperatura ambiente. Aqui, você precisará cortá-lo e colocá-lo em um prato seguro para micro-ondas. Em seguida, você coloca um pouco de água temperada com as espécies que gosta e ativa seus comandos em potência alta por 3 minutos.

Cozinhe a couve flor em uma panela

Para torná-lo branco e al dente, você precisa colocar água em uma panela grande, quando estiver fervendo vigorosamente, despeje os pedaços de couve flor por 2 minutos . Você pode se vestir nesse tempo e depois tirar a couve-flor e escorra.

Tempo de cozimento normal da couve flor

Uma panela caseira normal tem que cozinhar a couve flor em um tempo aproximado de 5 minutos . Se você quiser um pouco mais macio, tente não exceder o tempo de cozimento de 10 minutos.

Summary
recipe image
Recipe Name
Como Cozinhar Couve Flor + Tempo de Cozimento
Author Name
Published On
Preparation Time
Cook Time
Total Time
Average Rating
51star1star1star1star1star Based on 1 Review(s)

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.