Quando falamos de vegetais ricos e nutritivos, a beterraba vem à tona porque, além de ter um sabor delicioso, também fornece muitas vitaminas e minerais. Aqui compartilhamos a maneira correta de cozinhar suas beterrabas:

  1. Passo 1: Limpe bem a beterraba, pois às vezes ela vem com um pouco de sujeira.
  2. Passo 2: Corte o rabo da beterraba e também o talo, mas com este deixe 1cm para dar mais sabor a este vegetal.
  3. Passo 3: Coloque as beterrabas em uma panela e despeje água até que estejam completamente cobertas.
  4. Passo 4: Adicione um pouco de sal (a gosto) ou se você gosta de doce, adicione um pouco de açúcar.
  5. Passo 5: Ligue o fogão em fogo médio e espere até que a água ferva.
  6. Passo 6: Após cerca de 30 minutos, verifique se estão prontos. Para isso, cruze as beterrabas com um garfo e certifique-se de que desliza com facilidade.
  7. Passo 7: Desligue o fogo e retire as beterrabas para uma tigela com água fria por 5 minutos.
  8. Passo 8: Retire as beterrabas do recipiente com água e descasque-as, você verá como é fácil, basta esfregar um pouco os dedos para retirar a pele. Pronto, você já tem suas beterrabas cozidas!
como cozinhar beterraba

Em suma, as beterrabas nos ajudam a ser saudáveis ​​e em forma. Portanto, saber cozinhar beterraba em casa deve ser uma prioridade e, neste artigo, mostraremos alguns dos métodos mais usados ​​para fazê-lo.

tempo de cozimento da beterraba vermelha

Existem vários métodos de cozimento para cozinhar beterraba vermelha, o que fala muito de sua versatilidade na cozinha; portanto, se quisermos saber quanto tempo levará para prepará-lo, devemos deixar claro que isso dependerá de várias variáveis, que mostre abaixo.

Como cozinhar beterraba vermelha fresca

No mercado podemos obter a beterraba vermelha em diferentes apresentações, desde congeladas a pré-cozidas, mas as frescas são definitivamente a melhor opção para desfrutar da sua qualidade. As beterrabas vermelhas frescas são ótimas em saladas ou até mesmo consumidas sozinhas como lanche.

como cozinhar beterraba na panela de pressao

Quanto tempo para ferver a beterraba? Para cozinhá-los, você deve pegar uma panela normal e adicionar água suficiente para cobrir as beterrabas vermelhas, depois adicionar um punhado de sal, embora também possamos adicionar um toque de açúcar. Ferva a água com as beterrabas em fogo alto e quando ferver, abaixe o fogo para médio por um período de 20 a 25 minutos. De qualquer forma, é aconselhável espetá-los com um garfo durante o processo, pois podem demorar mais ou menos, dependendo do tamanho.

Como cozinhar beterraba em um fogão lento

Ao cozinhar nossas beterrabas na panela de pressão elas estarão prontas em apenas metade do tempo, usando um método simples e rápido, a primeira coisa que faremos é lavá-las corretamente, uma vez prontas, as colocamos em nossa panela de pressão com água suficiente para cubra-os e por último, adicione uma colher de sopa de sal e meia de açúcar.

Cobrimos nossa panela e montamos em fogo alto, assim que começar a ferver, abaixe a chama um pouco para fogo médio e deixe cozinhar por aproximadamente 12 minutos , então só temos que esperar para descascá-las e provar nossas deliciosas beterrabas cozidas.

Cozinhe beterraba em Thermomix

O Thermomix é um grande aliado na cozinha, produto do grande desenvolvimento tecnológico que existe atualmente e irá facilitar muito o processo de cozedura das nossas beterrabas. Para sua preparação adicionamos um litro de água em seu copo e colocamos a cesta na posição com as beterrabas já limpas, mas sem descascar.

A seguir, programamos o tempo que pode variar em função do tamanho das beterrabas ( 25 minutos para as pequenas e 40 minutos para as grandes), temperatura varoma e velocidade 2,4. Ao final do processo, verificamos se estão com a textura ideal e, se estiverem prontos, tiramos para descascar e servimos.

Cozinhe a beterraba no micro-ondas

O micro-ondas também é outro aliado na cozinha que nos ajudará a preparar nossas beterrabas em muito pouco tempo e sem tantas complicações. Para fazer isso, o principal é ter um recipiente ou prato adequado para o microondas, ao qual adicionaremos uma pequena quantidade de água com um toque de sal e/ou açúcar a gosto, além de nossas beterrabas já limpas e em uma única camada. 

Deve-se notar que ao tentar cozinhar um vegetal no microondas, o que realmente acontece é que eles são cozidos no vapor porque as ondas aquecem as partículas de água, fazendo com que cozinhem de dentro para fora, e o resultado é uma beterraba bastante macia que preserva a maioria de suas propriedades e nutrientes.

tempo de cozimento da beterraba no microondas

Em seguida, colocamos nosso recipiente coberto no microondas e deixamos cozinhar por aproximadamente 10-15 minutos na potência máxima. Após esse tempo podemos verificar se estão prontos a comer picando as beterrabas com um garfo, se estiverem prontas descascá-las para servi-las e desfrutar do seu delicioso sabor. 

Cozinhe o pote de beterraba GM

Assim como a Thermomix, a panela GM também é evidência de como é fácil cozinhar beterraba com a ajuda da tecnologia, a primeira coisa é cortar os talos com cuidado para que não percam a cor, depois lavamos bem, removendo qualquer vestígio de sujeira e coloque-os no balde coberto com água e com um pouco de sal.

Cobrimos bem a nossa panela e programamos o menu “cozido” com uma temperatura de 120ºC com válvula fechada e por fim uma alta pressão é programada com um tempo de 25 minutos , é importante ter em mente que o tamanho sempre afeta a duração do cozinhando bem que se forem grandes demoram mais para ficarem prontas. No final, tiramos e deixamos descansar para descascá-los, servi-los e apreciá-los.

Você já sabe cozinhar beterraba muito bem, agora tudo depende de você para que comece a aplicar esse conhecimento na preparação de pratos saudáveis ​​e deliciosos onde a beterraba é o complemento ideal.

Summary
recipe image
Recipe Name
Como Cozinhar Beterraba Corretamente
Author Name
Published On
Preparation Time
Cook Time
Total Time

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.