Nada melhor do que uma comida tão deliciosa e nutritiva como as alcachofras, se quiser complementar as suas refeições para que fiquem mais ricas do que o habitual, estes vegetais são a sua melhor opção:

  1. Passo 1: Limpe as alcachofras para remover todos os vestígios de sujeira que elas tenham.
  2. Passo 2: Em uma panela grande (o suficiente para caber suas alcachofras) leve a água para ferver. Não muita água porque você vai adicionar os legumes mais tarde. Cubra o pote.
  3. Passo 3: Corte o talo das alcachofras.
  4. Passo 4: Quando a água já estiver fervendo, adicione uma colher de sopa de sal e mexa para que se dissolva na água.
  5. Passo 5: Coloque as alcachofras na panela.
  6. Passo 6: Aguarde alguns minutos para que as bolhas voltem a sair da água e a partir daí conte 30 minutos, que será o tempo de cozimento das alcachofras. Cubra o pote.
  7. Passo 7: Após 15 minutos, retire a tampa da panela e vire as alcachofras para que ambos os lados cozinhem bem, tampe novamente.
  8. Passo 8: Após 30 minutos, faça o teste do garfo, pique o fundo da alcachofra com um garfo ou faca (onde estava o talo) e se fizer com facilidade então elas estarão cozidas.
  9. Passo 9: Retire as alcachofras e deixe esfriar em uma tigela.
  10. Passo 10: Quando estiverem frios e secos, comece a descascá-los, retire as camadas até chegar na parte comestível que está mais clara que o normal. Também corta o tronco novamente.
  11. Passo 11: Corte a alcachofra ao meio e retire o interior que parece ter pelos. Pronto, você já tem suas alcachofras cozidas!
como cozinhar alcachofra

Ferva ou cozinhe alcachofras em uma panela

Começamos com o método tradicional, trata-se de cozinhar em uma panela normal, um pouco de sal e salsinha, um problema comum que surge quando preparamos alcachofras é que elas tendem a ficar pretas e feias se não usarmos a técnica adequada, para evite que tenhamos que preparar um recipiente com água e salsa e lavá-los como parte do processo.

A primeira coisa que faremos é montar a panela com água, sal e salsa para ferver, enquanto ferve descascamos as alcachofras, removemos as folhas externas mesmo as internas que são mais brancas, passamos a cortar as pontas dessas folhas a seguir ao caule já coloque o restante no recipiente com água e salsinha para não enferrujar.

tempo de cozimento da alcachofra

Quando a água na panela ferver, adicione as alcachofras e coloque a tampa, deixe cozinhar por cerca de 20 minutos e verifique com uma faca se estão prontas, se ainda faltarem após 20 minutos , podemos deixá-las por 1 a 5 minutos mais e quando estiver pronto deixe esfriar na panela e sirva em seguida.

Essa é a maneira tradicional de cozinhar alcachofras em uma panela convencional.

Cozinhe as alcachofras em uma panela rápida ou de pressão

A panela rápida ou mais conhecida como panela de pressão ou expresso é uma boa opção para acelerar o processo de cozimento de nossas alcachofras, já que você pode cozinhá-las em apenas metade do tempo, assim não precisamos esperar tanto para desfrutar nossas hortaliças, além do fato de ser utilizado de forma muito simples.

Nós só adicionamos água com sal e salsa, também podemos adicionar suco de limão ou alho ao nosso gosto, descascamos e lavamos nossas alcachofras e depois as colocamos na panela e montamos na cozinha.

Tempo de cozimento para alcachofras em uma panela expressa ou rápida

Quando a panela começar a liberar vapor pela válvula, devemos esperar cerca de 10 minutos até que nossas alcachofras estejam prontas, então para finalizar o processo, deixe esfriar na própria água e aproveite.

Como cozinhar alcachofras inteiras

Cozinhá-los inteiros também nos ajuda a economizar tempo na cozinha, além de não mancharmos as mãos, pois só as descascaremos depois de cozinhá-las, além de não precisarmos colocar limão sobre eles e mesmo assim manterão uma boa cor que é o mais difícil de obter na hora de prepará-los.

cozinhar alcachofra na panela normal

Como dissemos antes, você não precisa descascá-los, basta retirar algumas folhas e gravetos de baixo que se projetam, preparar uma panela com água e sal e colocá-los dentro, é importante saber que quando estiverem inteiros eles flutuarão na água, por isso devemos pisar neles com algo para que fiquem cobertos com a água da panela.

Tempo de cozimento de alcachofra inteiro

Quando temos a panela pronta com as alcachofras, montamos por cerca de 10 minutos e após esse tempo verificamos se estão macias, que é o resultado esperado, se estiverem prontas, basta escorra-as para servir.

Como cozinhar alcachofras com casca

O método para cozinhar uma alcachofra com casca é muito semelhante ao de cozinhá-la inteira, usamos uma panela normal com água suficiente para cobrir nossa alcachofra e adicionamos sua respectiva colher de sal, retiramos apenas o caule e algumas folhas do fundo da alcachofra a alcachofra que sobrou, depois a colocamos na panela, pisando nela com alguma ferramenta para que ela não flutue e a montamos na cozinha.

 Quando começar a ferver, baixe o lume para o queimador em lume médio e deixe cozinhar cerca de 15 minutos, depois desse tempo só deixaria arrefecer.

Cozinhe as alcachofras em thermomix

Com o thermomix podemos vaporizar as alcachofras frescas para que conservem aquele sabor delicioso que tem e de uma forma simples com a ajuda da tecnologia, a primeira coisa que faremos é descascá-las e depois lavá-las com água de limão e salsa, neste maneira que os ajudamos a permanecerem brancos dando-lhes uma boa aparência e evitando aquela cor de ferrugem.

Colocamos água no copo para que cubra as alcachofras, pode ser um pouco menos de um litro, colocamos sal e configuramos cerca de 25 minutos com velocidade 1 e temperatura varoma, enquanto aquece cortamos as alcachofras em fatias para adicioná-las com um pouco de azeite de oliva, é importante deixar a tampa para que o vapor os cozinhe.

O tempo de cozimento das alcachofras é de 25 minutos de acordo com nossa programação, após esse tempo elas estarão prontas para servi-las como quisermos.

alcachofras a vapor

Para cozinhá-los, precisamos de duas ferramentas principais, uma panela com boa profundidade e um coador ou vaporizador que fica na panela, tendo esses dois, procedemos à limpeza e corte das alcachofras, não nos esqueçamos de lavá-las com água de salsa para evitar isso aparecimento de ferrugem.

Enchemos a panela com água, sal e quaisquer especiarias para melhorar o aroma, depois montamos para ferver e adicionamos o coador com as alcachofras por cima, mantendo as alcachofras separadas da água porque a ideia é manter seu sabor e propriedades cozinhá-los apenas com vapor, também não devemos esquecer de colocar a tampa.

tempo de cozimento da alcachofra a vapor

Depois de montar a panela, devemos deixá-los cozinhar em fogo baixo por 25 a 40 minutos , é importante que após 25 minutos verifiquemos a cada 10 como está o cozimento, pois o tempo de cozimento também depende dos legumes, se são frescos naturais alcachofras ou congeladas.

Cozinhe alcachofras congeladas

Podemos ferver as alcachofras congeladas com um pouco de água e sal, só não devemos esquecer de passá-las por uma água com limão e salsa e assim evitaremos manchas pretas, preparamos uma panela com água e sal que levaremos a um ferver e quando começar a fazer isso adicione as alcachofras inteiras.

tempo de cozimento da alcachofra congelada

Deixamos cozinhar cerca de 15 minutos até ficarem com a textura que queremos, só temos de esperar para servir.

Cozinhe as alcachofras no micro-ondas

O microondas é muito bom quando se trata de ajudar na corrida culinária, uma ferramenta eficiente com a qual podemos fazer quase tudo e preparar nossas alcachofras será muito rápido e fácil. A primeira coisa é preparar nossas alcachofras, deixá-las bem limpas embebendo-os em um recipiente com água, salsa e um pouco de limão para cozinhá-los sem escurecer. 

Ao mesmo tempo, preparamos um recipiente próprio para micro-ondas, daqueles que tem saída de vapor e se não tivermos, podemos sempre cobri-lo com filme plástico e fazer alguns furos para o vapor sair, o que resta é colocar as alcachofras, já limpas, no recipiente com o tempero que queremos e cobrir bem.

Tempo de cozimento das alcachofras no microondas

Colocamos o recipiente no microondas e colocamos na potência máxima por 5 ou 6 minutos , embora o tempo de cozimento também dependa do tamanho das alcachofras, de 5 a 6 minutos quando são grandes e de 3 a 4 minutos se forem pequenos, de qualquer forma é importante ficar atento para evitar que sequem.

Como cozinhar alcachofras para que fiquem brancas

Para além de utilizar citrinos na lavagem das alcachofras para evitar o aparecimento de ferrugem, também é possível branquear as nossas alcachofras, conferindo-lhes uma estética ainda melhor, para isso necessitamos apenas de alguns ingredientes extras como farinha, limão e salsa.

A primeira coisa é preparar uma panela com o suco de meio limão, uma colher de sal, 2 colheres de farinha e um pouco de salsa, mexemos tudo isso bem criando uma espécie de pasta que vamos ferver depois de adicionar as alcachofras limpas.

Estando na panela, vamos deixá-los cozinhar de 20 a 40 minutos , é importante saber que a duração depende do tamanho das alcachofras, portanto, após 20 minutos , devemos verificar se eles têm o ponto, no final só temos que deixe-os descansar e teremos as nossas alcachofras com um aspecto de dar água na boca.

Quando se trata de alcachofras, uma das perguntas comuns é quanto tempo cozinhar, agora que você sabe cozinhar esses alimentos e quanto tempo fazê-lo dependendo dos utensílios ou técnicas que deseja usar para isso, basta levar aproveitá-los e adicionar mais do que esses alimentos nutritivos às suas refeições. 

Summary
recipe image
Recipe Name
Como Cozinhar Alcachofras Perfeitamente
Author Name
Published On
Preparation Time
Cook Time
Total Time
Average Rating
51star1star1star1star1star Based on 1 Review(s)

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.