A abóbora é um alimento nutritivo e facilmente acessível no mercado, o que permitiu que se tornasse uma parte essencial da nossa dieta , tornando essencial saber exatamente quanto tempo leva para cozinhar a abóbora.

cozinhar abobora

Tempo de cozimento da abóbora

Embora o tempo de cozimento da abóbora possa variar dependendo do estilo de preparo e dos elementos utilizados, aqui explicaremos como cozinhar a abóbora de diferentes maneiras, usando ferramentas básicas em sua cozinha e ingredientes deliciosos.

Tempo de cozimento da abóbora cozida

Uma das formas mais rápidas de preparar a abóbora é fervida , basta picar a porção desejada, retirar com cuidado a pele, as sementes e a polpa (o que contém as sementes). Em seguida, corte a abóbora em quadrados do mesmo tamanho.

Por outro lado, coloque na cozinha, em fogo médio, uma panela ou caçarola normal, com bastante água, sal e pimenta a gosto. Espere até que esteja no ponto de ebulição para adicionar a abóbora quadrada.

Como cozinhar abobora

Espere cerca de 20 minutos para cozinhar e você pode saborear este prato com todos os seus convidados.

Como cozinhar abóbora no microondas

O micro-ondas é um elemento fundamental para cozinhar abóboras de forma prática a qualquer momento. Portanto, pegue o pedaço de abóbora para preparar, retire as sementes e a polpa e pique em pedaços médios. Com um garfo, perfure a pele várias vezes e adicione um pouco de sal e pimenta.

Em um recipiente resistente ao micro-ondas, adicione 60 ml de água e coloque a abóbora dentro com a casca para baixo, embrulhe com filme plástico e coloque no micro-ondas.

tempo de cozimento de microondas para abóbora

A abóbora levará apenas 10 minutos para cozinhar , usando a potência total do micro-ondas. Mas se ainda estiver um pouco duro ao inserir um talher, adicione mais 5 ou 10 minutos ao micro-ondas para que o repolho esteja no ponto ideal de cozimento.

Cozinhe a abóbora em thermomix

Se você está viciado na versatilidade oferecida pelo Thermomix, continuará sabendo que com ele você também pode cozinhar algumas abóboras requintadas.

Basta descascar a abóbora, retirar as sementes e a polpa para cortá-la em cubos. Prepare o copo Thermomix com 500 ml de água e programe 5 minutos à temperatura Varoma na velocidade 1.

Coloque os cubos no recipiente Varoma, coloque-o na posição e programe 25 minutos à temperatura Varoma na velocidade um.

Tempo de cozimento da abóbora em Thermomix

O tempo de cozimento da abóbora no Thermomix será de 25 minutos .

Cozinhe a abóbora com pele

Se você deseja preservar ao máximo as propriedades da abóbora, recomendamos comer este alimento com a pele , e é ainda mais fácil de preparar. 

Basta lavar muito bem a pele, retirar as sementes e a polpa, cortar em pedaços pequenos, colocar num tacho com água a ferver com sal e tapar.

Depois que ferver novamente, deixe transcorrer 20 minutos e pique com um garfo, se ainda estiver duro, deixe por mais 5 ou 10 minutos . 

Cozinhe a abóbora em uma panela expressa ou rápida

panela de pressão, ou também conhecida como panela rápida ou panela de pressão , é uma ferramenta prática na cozinha, pois seu design permite preparar alimentos muito rapidamente.

Para fazer isso, você deve descascar a abóbora, retirar as sementes e a polpa e dividi-la em pedaços médios. Enquanto isso, na panela você deve adicionar cerca de 500 ml de água, sal e pimenta a gosto, os pedaços de abóbora e tampe a panela corretamente para levar à cozinha com fogo alto.

Tempo de cozimento da abóbora em uma panela expressa ou rápida

tempo de cozimento da abóbora é de 4 minutos , que começa a contar depois que a panela libera vapor pela válvula da tampa.

abóbora a vapor

Abóboras cozidas no vapor são tão deliciosas quanto fáceis de preparar. Para isso, coloque uma panela com água em fogo rápido na cozinha e, em cima dela, um coador de metal ou vaporizador que não toque na água da panela.

Quando começar a ferver, coloque a abóbora em cubos dentro do coador sem casca, sementes ou polpa, temperada com sal e pimenta. Em seguida, prossiga para cobrir o pote.

tempo de cozimento da abóbora no vapor

O tempo de cozimento será de aproximadamente 15 minutos. Mas pode ser estendido para 20 minutos se a abóbora ainda estiver dura no começo.

Cozinhe a abóbora no forno

Para preparar a abóbora assada deve pré-aquecer o forno a 180º durante 10 minutos. Enquanto a abóbora (inteira) só tem de cortar as pontas (superior e inferior), cortá-la ao meio e retirar a polpa com a semente.

Por fim, coloque as duas metades, com a casca virada para baixo, num tabuleiro com água, adicione sal e pimenta à abóbora, cubra com papel de alumínio e leve ao forno.

Tempo de cozimento da abóbora assada

Após 1 hora, retire o papel alumínio e deixe no forno por mais 10 minutos, o que indica que seu tempo total de cozimento será de 1 hora e 10 minutos .

Summary
recipe image
Recipe Name
Como Cozinhar Abóboras
Author Name
Published On
Preparation Time
Cook Time
Total Time
Average Rating
51star1star1star1star1star Based on 1 Review(s)

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.